Projeto que quer homenagear centro de tortura da ditadura é retirado de pauta após sofrer emenda
01 de março de 2023 - 16h26
Por Lúcia Rodrigues
O projeto do deputado Rodrigo Amorim (PTB) que quer homenagear o 1° Batalhão da Polícia do Exército onde funcionou o DOI-Codi, principal centro de tortura do Rio, durante a ditadura militar, sofreu um revés na tarde desta quarta-feira,1, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
A oposição conseguiu retirar o projeto de pauta ao fazer um adendo à proposta. O deputado Flávio Serafini (PSOL) usou a estratégia que havia antecipado ao Holofote para barrar a aprovação da propositura que pretende conceder o Prêmio Construtor da Paz ao antigo centro de tortura.
“Apresentamos uma emenda que troca o Batalhão da Polícia do Exército pela Polícia Civil do Rio, que recentemente devolveu peças da religião de matriz africana que haviam sido apreendidas.”
“O objetivo é sensibilizar os deputados, para mostrar que não temos uma posição contrária às forças de segurança. Mas que ele (Amorim) escolheu homenagear um palco de tortura. E a paz não se faz com tortura.”
Serafini diz esperar, no entanto, que com a retirada de pauta do projeto, a propositura não retorne ao plenário para a votação.