Acompanhe ao vivo leitura da sentença contra Bolsonaro por crime de lesa-humanidade

01 de setembro de 2022 - 02h03
Por Lúcia Rodrigues
A sentença do júri internacional que julgou o presidente da República, Jair Bolsonaro, pelo crime de lesa-humanidade, praticado durante a pandemia de Covid-19, que resultou na morte de mais de 680 mil pessoas, será lida nesta quinta-feira, 1, na Sala dos Estudantes da Faculdade de Direito da USP, a partir das 10h. Holofote retransmite o evento.
O veredicto que será proferido é resultado da 50ª sessão do Tribunal Permanente dos Povos, que ocorreu nos dias 24 e 25 de maio, simultaneamente em São Paulo e Roma, e julgou os crimes cometidos por Bolsonaro contra os povos indígenas, a população negra e os profissionais da saúde durante a pandemia.
Na ocasião, o tribunal do júri foi presidido pelo ex-juiz italiano e professor catedrático da Universidade de Roma Luigi Ferrajoli e o corpo de jurados foi formado por 12 representantes de várias nacionalidades.
O Brasil teve quatro membros presentes: a ex-desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo Kenarik Boujikian, a líder indígena e antropóloga Joziléa Kaingang, a líder quilombola e advogada Vercilene Dias Kalunga e o embaixador e ex-ministro Rubens Ricupero.
A Comissão Arns, Coalizão Negra por Direitos, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB e a Internacional de Serviços Públicos foram as proponentes da ação contra Bolsonaro.
Assista a leitura da sentença partir das 10h.