Restauração capitalista na Rússia é retratada em filme de Karen Shakhnazarov; assista em Holofote
19 de março de 2022 - 19h31
Da redação
Neste final de semana Holofote retransmite Sonhos, filme dos diretores Karen Shakhnazarov e Alexander Borodyansky. O longa-metragem faz uma contundente crítica à restauração capitalista na Rússia.
Ambientado na década de 90 do século 19, a trama gira em torno da condessa Prizorova, que sonha ter se tornado Masha Stepanova, uma faxineira de um bar em Moscou, 100 anos depois, em 1993.
No salto temporal do Império Czarista para a Rússia de Yeltsin, a condessa Prizorova servirá como atrativo sexual para convencer um representante do FMI, o Fundo Monetário Internacional, a liberar recursos para seu país, mergulhado em uma hiperinflação.
Sonhos é uma produção, de 1993, do estúdio russo Mosfilm, que é dirigido por Shakhnazarov desde 1998.
Fundado em 1920, o Mosfilm é considerado o estúdio mais antigo da Europa. Entre os cineastas que integram seu portfólio de longas-metragens estão soviéticos como Serguei Eisenstein, Serguei Bondarchuk, Andrei Tarkovsky.
O CPC da Umes, o Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas, é quem detém os direitos de exibição das produções do Mosfilm no Brasil, e gentilmente permite sua retransmissão pelo Holofote.
Assista a seguir Sonhos.
https://youtu.be/O9EdrB7X3vQ