Morre em São Paulo, Lisete Arelaro, ex-diretora da Faculdade de Educação da USP e militante do PSOL
13 de março de 2022 - 12h04
Por Lúcia Rodrigues e Márcio Funcia
Morreu na noite deste sábado, 12, em São Paulo, em decorrência de um câncer de mama, a professora emérita da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), Lisete Arelaro, que, em 2018, disputou o governo do Estado de São Paulo pelo PSOL.
Com uma trajetória mesclada pela dedicação à Educação e sua implementação na prática, Lisete fez parte da geração que ao lado de Paulo Freire, de quem era amiga, construiu as bases de um ensino emancipatório.
Lecionou em escolas de ensinos fundamental e médio e na Faculdade de Educação da USP, onde também foi diretora.
Lisete também exerceu cargos no Executivo. Foi secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Diadema, na região do ABCD paulista, em duas gestões (1993/1996 e 2001/2002) do Partido dos Trabalhadores, legenda a que foi filiada antes de entrar no PSOL.
Antes disso, integrou a equipe do secretário municipal de Educação, Paulo Freire, na gestão petista da prefeita da capital paulista Luiza Erundina de Souza (1989/1992).
No ano passado, recebeu o título de professora emérita da USP, em uma cerimônia que reuniu virtualmente expoentes da Universidade, entre eles o então reitor Vahan Agopyan.
Em seu discurso, Lisete ressaltou que pela primeira vez em quase 90 anos, a USP havia aprovado em seu vestibular de 2020, mais alunos oriundos da escola pública.
“São vitórias construídas com muita luta, discussão e resistência ao discurso conservador e às vezes reacionário que nos ronda”, enfatizou ao se referir ao sucesso das cotas.
O velório de Lisete ocorre neste domingo, 13, a partir das 16h, no Bloco B da Faculdade de Educação da USP, e deve se estender ate às 20h. Ainda não há informações sobre o local e horário da cremação.
Leia a seguir algumas das notas divulgadas nas redes sociais lamentando sua morte. E assista também o vídeo da cerimônia que outorgou o título de professora emérita a Lisete.
“Nota de pesar
A Diretoria da Adusp manifesta seu mais profundo pesar pela morte da professora Lisete Regina Gomes Arelaro. Lisete realizou mestrado e doutorado na Faculdade de Educação da USP (FE-USP) e se tornou docente da unidade em 1982. Já aposentada, em junho de 2021, recebeu o título de Professora Emérita pela faculdade, onde iniciou e encerrou sua carreira.
Além de professora e pesquisadora da FE-USP, foi uma lutadora em defesa da educação pública. Integrou o Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) da Adusp por muitos anos, contribuindo para a construção da entidade. Mesmo aposentada e doente, Lisete participou de eventos em defesa da educação durante a pandemia.
Registramos nossas condolências à família, amigas, amigos, estudantes, colegas e companheira(o)s de luta.
Lisete Arelaro, presente!”
___
“Choro a partida de minha amiga, irmã Lisete Arelaro. Companheira de luta e sonho socialista desde 1968 na luta contra a ditadura. Mulher, mãe guerreira. Uma das maiores educadoras do Brasil. Formadora de uma legião de pedagogos freirianos. Gigante em tudo que fez. BRILHA, LISETE!”
Ivan Valente, deputado federal do PSOL
___
“Acabo de receber a informação de que perdemos nossa querida Lisete Arelaro, candidata ao governo de SP em 2018 pelo PSOL e uma das maiores lutadoras em defesa da educação pública do Brasil. É um dia triste para a esquerda. Mas seguiremos sua luta. Lisete Arelaro: PRESENTE!”
Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL
___
“Muito emocionado com a notícia do falecimento da querida amiga e professora Lisete Arelaro, uma educadora de práxis revolucionária, sempre solidária, amorosa e profundamente comprometida com a educação pública de qualidade. O Brasil perde uma das suas maiores intelectuais.
Referência na luta pela felicidade humana. Professora freireana, contribuiu com o projeto pedagógico da Escola Cabana, ainda em minha primeira gestão como Prefeito. Quero deixar meu abraço solidário a todos que, como eu, sentem por essa partida, em especial, à sua família e amigos. Que possamos honrar a sua luta e seu legado.
Lisete, Presente!”
Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém do Pará
___
“Que tristeza! Perdemos hoje uma mulher imprescindível. Lisete Arelaro nos deixou. Companheira leal e uma das grandes educadoras deste país. Muita força para todos os familiares. Lisete, querida, vá em paz! Sua memória será uma inspiração para seguirmos em frente!”
Guilherme Boulos, dirigente do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e ex-candidato à presidente da República pelo PSOL
___
“O Brasil perde uma grande educadora, a professora Lisete Arelaro. Uma mulher fundamental na construção da educação popular, inclusiva e transformadora. Seu legado estará presente no futuro das próximas gerações. Lisete, Presente! 🖤”
PT de São Paulo
___
“Nós, todas, todos e todes da Setorial de Educação do PSOL sempre aprendemos muito com ela. Com o seu saber, com seu exemplo, sua trajetória, seu humor, seu fazer educativo, coerência e compromisso.
Hoje lamentamos, amanhã, seguiremos a sua luta pela defesa da educação pública e pelo socialismo.
Professora Lisete, presente!
Hoje e sempre!”
Setorial de Educação do PSOL
___
“Lamento profundamente informar o falecimento da professora Lisete Arelaro, companheira de luta por educação de qualidade e pelos direitos educacionais do povo brasileiro.
Pedagoga, mestre e doutora em educação pela Universidade de São Paulo, Lisete Arelaro iniciou seu mestrado na USP em 1968 e ingressou no quadro de docentes durante seu doutorado, participando da primeira seleção pública de professores da Faculdade de Educação da Universidade.
Em sua trajetória como educadora, foi professora e diretora de escolas nos ensinos fundamental e médio. Fez parte da equipe do mestre Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Foi também secretária de Ediucação, Cultura, Esporte e Lazer no Município de Diadema. Foi ainda diretora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo entre 2010 e 2014. Exerceu também as funções de presidenta do Fórum Nacional de Faculdades e Centros de Educação Públicos e da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação.
Foi filiada e militante Partido dos Trabalhadores durante muitos anos, e coordenou o Setorial de Educação Nacional e também Estadual. Filiada ao PSOL, foi candidata a governadora pelo partido em 2018.
Recebeu o título de Professora Emérita da Faculdade de Educação da USP em junho de 2021.
Fará muita falta na luta pela educação pública e pelos direitos do nosso povo.
À família, amigos, companheiros meu abraço solidário.
Lisete Arelaro, presente! Sempre.”
Professora Bebel, deputada estadual (PT-SP)
___
“Eu não sei muito bem o que escrever, estou atordoado. Acabo de receber a notícia do falecimento da minha amiga Lisete Arelaro. Lisete era essencialmente uma guerreira. E era guerreira em todas as esferas da vida: como mulher, mãe, professora, amiga, militante, pesquisadora.
“Lamentamos profundamente o falecimento da professora Lisete Arelaro, vítima de um câncer, contra o qual lutava nos últimos anos. Lisete foi gigante na luta pela educação pública, sendo pedagoga, mestre e doutora em educação pela Universidade de São Paulo, onde era professora da Faculdade de Educação.
Em meio ao tratamento, encontrou forças para se manifestar contra as injustiças e dar a sua contribuição contra os ataques à educação. Em dezembro, gravou um vídeo contra a perseguição contra uma professora de São Caetano (SP), demitida por ter se recusado a voltar às aulas no auge da pandemia.
Lisete fez parte da equipe de Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educacional de São Paulo, no governo Erundina, e foi candidata a governadora pelo PSOL em 2018.
Lisete Arelaro, presente!”
Expressamos nossa solidariedade com seus familiares, amigos e colegas de trabalho e de militância.
Professora Lisete era uma dessas imprescindíveis, que dedicou sua vida à militância pela educação pública e por uma sociedade justa e igualitária.
Professora Lisete, Presente!”
Diretoria do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP)
“Estou terrivelmente triste com a partida da querida amiga Lisete Arelaro. Deixa um valioso legado como educadora e como militante socialista. Vai fazer uma enorme falta na nossa dura luta em defesa da democracia e pela construção de um mundo mais justo e solidário.
Agradeço a Deus pela sua rica existência e que conforte a seus filhos e a todos nós que a
amamos, neste difícil momento de perda e dor.
Você viverá sempre entre nós, querida Lisete.”
Luiza Erundina, deputada federal (PSOL) e ex-prefeita de São Paulo