Lula e Haddad participam de aula aberta na USP sobre universidade pública e democracia
15 de agosto de 2022 - 00h14
Por Lúcia Rodrigues
O ex-presidente Lula e o ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad, candidatos à Presidência da República e ao governo do Estado de São Paulo, respectivamente, participam de uma aula pública na USP (Universidade de São Paulo) nesta segunda-feira, 15.
O evento organizado pelo coletivo USP pela Democracia, que reúne professores, estudantes e servidores técnico-administrativos, vai ocorrer no vão do prédio da História e Geografia da FFLCH, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, localizada na Cidade Universitária, a partir das 17h.
O tema central da aula aberta será a universidade pública e a democracia. Além dos candidatos, participam dos debates as professoras Marilena Chauí, Ermínia Maricato e Adriana Alves.
O coletivo uspiano também organizou um manifesto intitulado A democracia no Brasil corre risco. Basta, para expressar o repúdio às constantes agressões desferidas pelo presidente Jair Bolsonaro.
O texto já foi assinado por professores como Olgária Matos, Paulo Arantes, Fernando Novais, Marilena Chauí, Ermínia Maricato, José de Souza Martins, João Adolfo Hansen, entre outros.
O manifesto ressalta que o país corre riscos de retrocessos. “O passado autoritário parece não ter passado de todo, quando torturadores permanecem impunes por seus crimes e ainda são elogiados publicamente na ‘Casa do Povo.'”
O lawfare utilizado contra adversários políticos também é criticado no texto, assim como a militarização de várias escolas públicas.
“Como aqueles que tiveram sua liberdade cassada e sua expressão calada pela prisão nos anos de chumbo da ditadura, sentimo-nos na obrigação de reagir aos ataques à Universidade pública e ao Estado Democrático de Direito”, enfatiza outro trecho do manifesto.
O documento está aberto a adesões. Para assiná-lo clique aqui.