Filme russo revive batalha contra nazismo durante Segunda Guerra; Dia da Vitória é nesta segunda, 9
08 de maio de 2022 - 09h47
Por Lúcia Rodrigues
Indicado para disputar o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012, Tigre Branco, do diretor russo Karen Shakhnazarov, conta a história de batalhas do Exército Vermelho contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, a partir da perspectiva do tanquista Ivan Naidionov.
Em um dos confrontos, Naidionov é atingido pelo Tigre Branco, um poderoso tanque nazista temido pelos soldados soviéticos por ser considerado indestrutível.
Shakhnazarov inspirou a trama no conto do escritor russo Ilya Boyashov, O Tanquista, mas mesclou o longa com cenas baseadas em fatos reais, como a da capitulação alemã.
Nesta segunda-feira, 9, a Rússia comemora os 77 anos do Dia da Vitória sobre o nazismo. A data é a principal festa comemorativa no país.
Tigre Branco mostra que a ideologia nazista derrotada nos campos de batalha soviéticos teima em continuar atormentando o mundo.
O longa-metragem de Shakhnazarov, que também dirige o estúdio Mosfilm, o principal da Europa, pode ser visto até às 19h deste domingo, 8, em Holofote.
O CPC da Umes, o Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas, é quem detém os direitos de exibição das produções do Mosfilm no Brasil, e gentilmente permite sua retransmissão pelo Holofote.
Assista a seguir Tigre Branco.
https://youtu.be/TC9bWqQEhmg