Deputados votam cassação de Arthur Mamãe Falei nesta terça, 12, no Conselho de Ética da Alesp
11 de abril de 2022 - 11h11
Por Lúcia Rodrigues
Deputados que integram o Conselho de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) votam na tarde desta terça-feira, 12, a cassação do deputado Artur Mamãe Falei do Val (União Brasil).
A punição máxima do parlamentar pelo órgão foi pedida pelo relator do processo, deputado Delegado Olim (PP).
Durante as cinco sessões a que Mamãe Falei teve direito para se defender no processo em que é acusado de ter desrespeitado as mulheres ucranianas, a situação dele se complicou ainda mais.
Das 10 testemunhas arroladas pela defesa do parlamentar, oito não compareceram para o depoimento no Conselho. E uma delas, a ex-namorada de Mamãe Falei, acabou funcionando como testemunha de acusação.
Segundo fontes, o clima na Casa é para que o pedido de cassação seja aprovado no Conselho de Ética.
Dali, o processo segue para o plenário. O presidente da Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari (PSDB), já disse que pretende colocá-lo em votação tão logo a decisão seja publicada no Diário Oficial do Estado.
Além do Delegado Olim, compõem o Conselho de Ética da Alesp, Maria Lúcia Amary (PSDB), que preside o órgão, Barros Munhoz (PSB), que é o vice-presidente, Adalberto Freitas (União Brasil), Campos Machado (Avante), Enio Tatto (PT), Erica Malunguinho (PSOL), Marina Helou (Rede) e Wellington Moura (Republicanos).